Retorna à página principalRetorna à homepage

Evento 40 anos de CN - Discurso alusivo aos 40 Anos da Turma Barão de Teffé

Angra dos Reis, RJ, em 17 de junho de 2022.

Bom dia,

Meus cumprimentos a todos aqui presentes, em especial aos nossos familiares e amigos, que aqui vieram participar deste momento que representa para nós uma grande vitória, talvez a maior das nossas vidas.

Inicialmente gostaria de dizer que é uma honra e um privilégio estar aqui hoje sendo o orador da turma, que ora celebra expressivos 40 anos de ingresso na Marinha do Brasil.

Em 24 de dezembro de 1980 foi publicada no Jornal dos Sports a relação dos 200 aprovados no Concurso de Admissão ao Colégio Naval, que se somaram aos 30 colegas provenientes dos Colégios Militares, por média, formando a futura turma de calouros do 1º ano.

Após a publicação da Relação de Candidatos e Reservas, em 22/12/1980, foram realizados os exames médicos nos candidatos, e, em 04/02/1981 foi publicada a Lista Final de Aprovados, contendo 233 candidatos aprovados, sendo 204 de concurso e 29 de Colégios Militares.

Finalmente, o grande dia!

Em 09 de fevereiro de 1981 nos apresentamos no Colégio Naval. Compareceram 215 colegas, sendo 189 oriundos do Concurso, 22 dos Colégios Militares e 4 alunos repetentes do 1º ano de 1980.

A maioria seguiu para Angra dos Reis em ônibus especialmente fretados para a ocasião, saindo do 1º Distrito Naval. Durante a viagem me recordo como se fosse hoje o clima era da mais pura felicidade e descontração, quase uma euforia. Ouvi no ônibus comentários de que seríamos recebidos com muita festa, ouvi inclusive de um colega que ele estava louco para chegar logo, trocar a roupa e ir dar um mergulho nas águas paradisíacas da famosa Costa Verde.

Chegamos por volta do meio-dia, fomos recepcionados pela banda de música do Colégio, e com muito orgulho adentramos, pela primeira vez, os portões do Colégio Naval.

Em pouco tempo descobrimos que na verdade as coisas eram bem diferentes do que imaginávamos.

Além da rotina pesada, do rigor da disciplina militar, da pressão psicológica, do estresse emocional e da distância dos nossos parentes, ainda fomos submetidos neste período a práticas como “sugas”, “regatas”, “lavagem cerebral”, “casa de máquinas”, “pingüins” e “peitômetros”, práticas estas que hoje certamente estariam devidamente enquadradas no Estatuto da Criança e do Adolescente, que na época ainda não existia.

Tudo isso corroborou para que alguns colegas nossos com muito potencial infelizmente desistissem no meio do caminho e no dia da aula inaugural, após 3 semanas de adaptação e o período de Carnaval, foram então matriculados 212 alunos no 1º ano.

E em um ambiente de profundo e intenso aprendizado e engrandecimento pessoal lá se foram, então, 3 anos de nossas vidas, entre inúmeros estudos obrigatórios, serviços, noites mal dormidas estudando para as provas, TFM, desfiles militares e formaturas.

No final do 3º ano, em 1983, dos 212 colegas inicialmente matriculados, apenas 137 foram aprovados para a transferência para a Escola Naval. 75 não nos acompanharam, por terem pedido baixa ou desligados por outros motivos.

Em 16/01/1984 apresentaram-se na Escola Naval os candidatos aprovados no Concurso de Admissão, mais os alunos oriundos da EPCAr, EsPCEx e dos Colégios Militares.

Uma semana depois, em 23/01, apresentaram-se os 137 alunos transferidos do Colégio Naval, formando-se desta forma o embrião da nossa Turma, hoje Turma Barão de Teffé, orgulho da nossa Marinha, cujas principais características são os fortes valores de ética, retidão, honra, responsabilidade, superação, empreendedorismo e principalmente, um inquebrantável companheirismo.

E esta sólida amizade que construímos irrefutavelmente é o maior motivo de estarmos hoje aqui reunidos, comemorando os 40 anos dessa maravilhosa e difícil jornada, que abrange centenas de colegas e suas famílias, que passaram a fazer parte da história da nossa turma ao longo de todo esse período.

Não poderia deixar de prestar as minhas mais sinceras homenagens aos nossos 18 saudosos irmãos que partiram deste mundo mais cedo do que gostaríamos, mas que marcaram seus nomes na nossa história, e que estarão sempre presentes nas nossas mentes e corações.

- Alencar, o “Safo”; Carrancho; Claudio Torres, o “Gaucho”; Duarte Lima, o “Defasado”; Emanuel, o “Manolo”; Emil; Felipe Gomes; Lima Netto, o “Sapo”; Lobato, o “Batgirl”; Maisonette; Meizikas; Marcio Cesar; Nogueira da Silva, o “Bola”; Viana, o “Maromba”; Rafael, o “Rato”; Xavier, o “Adão”; Urbano, o “Uruba”; e o nosso querido Mandarino, símbolo inconteste da turma, exemplo de vibração e amor pela turma.

Que descansem em paz!

Por fim, gostaria de registrar os meus agradecimentos pelo empenho dos membros da Associação da Turma Barão de Teffé em nos proporcionar esse evento, ao Comando do Colégio e sua tripulação, e a todos que contribuíram, direta ou indiretamente, para que aqui chegássemos, em especial as nossas queridas famílias.

Obrigado a todos pelo carinho e amizade.

Parabéns TURMA BARÃO DE TEFFÉ!!!

TUDO PELA PÁTRIA!!!

LINNEU BARTLETT JAMES NETO
Capitão-de-Mar-e-Guerra (RM1)

Atualizado em: 05/11/2022