Turma Barão de Teffé
Retorna à página principal Retorna à página principal

Grupos de discussão que a ATBT mantém na Internet

Com o objetivo de promover uma maior interação entre os colegas de Turma, foram criados alguns grupos de discussão na Internet ao longo dos anos. Hoje os principais canais utilizados são os e-groups no Yahoo Grupos:

  • ATBT-87 - assuntos em geral do interesse da turma 87 da EN;
  • CN-1981 - assuntos relacionados à turma 81 do CN.
Existem grupos alternativos criados no Facebook e nos aplicativos WhatsApp e Telegram para smartphone, que são gerenciados pelo nosso amigo Schumann, para agilizar a divulgação de informações. Mas acreditamos que o envio de emails pelo Yahoo! Grupos seja um método bastante conveniente por facilitar a leitura e o arquivamento das mensagens de interesse.

Além da troca de mensagens entre os participantes, é possível compartilhar fotos e arquivos, coordenar eventos, enviar lembretes de datas importantes, fazer enquetes, etc. Trata-se, portanto, de um excelente canal de comunicação, fazendo com que todos fiquem atualizados quanto aos últimos acontecimentos.

Instruções específicas para os e-groups do Yahoo!

Para participar, é preciso efetuar o cadastramento no próprio site do e-group (Yahoo!), seguindo os passos abaixo:

  1. Abra o site do e-group desejado.
  2. Clique no botão Ingressar no grupo! disponível na página.
  3. Clique no link "Cadastre-se agora", disponível na página.
  4. Preencha o formulário conforme as instruções contidas no site.

Após a confirmação do cadastramento pelo proprietário do grupo (owner), o acesso estará liberado.

Importante: Ao se cadastrar, escolha uma das seguintes opções de entrega de mensagens:

  • Email Individual - As mensagens são entregues uma de cada vez, incluindo anexos permitidos pelo moderador.
  • Resumo Diário - As mensagens são entregues em lotes de 25 ou diariamente, o que acontecer primeiro. Os anexos não estarão disponíveis ao usar o Resumo Diário.
  • Avisos Especiais - Apenas os “Avisos Especiais” enviados pelo moderador do grupo são enviados por email para você.
  • Sem Emails - As mensagens só estão disponíveis para ler na página do e-group na Web.

Dicas

  • A idéia de um grupo de discussão que envia mensagens é boa, porém pode entupir rapidamente a caixa postal quando um assunto se torna bastante discutido. Para aqueles que não têm tempo ou paciência para ler muitos e-mails diariamente, ou compartilham o computador com a família, sugere-se escolher a opção Sem Emails.
  • Se quiser alterar a opção de entrega de mensagens, deve-se navegar até o seguinte link http://br.groups.yahoo.com/mygroups e selecionar o e-group desejado. Depois, deve-se clicar no link "Opções de Associação", e escolher uma das "opções de entrega de mensagens" mostrada acima; e
  • Usar um filtro de SPAM no seu programa de leitura de emails ou no próprio webmail do Yahoo na Internet. Por exemplo, filtre os emails que contenham algumas palavras-chave, tanto no campo assunto quanto no corpo, de modo a que sejam marcados como SPAM. Também pode-se filtrar SPAM pelo nome de quem envia o email (remetente).

Links relacionados

Atualizado em: 30/01/2017 Voltar |  Topo