Retorna à página principalRetorna à homepage

Passagem do planeta Vênus pelo disco solar em 1882

Observação de VênusA figura ao lado mostra o Barão de Teffé em missão do Observatório Nacional para observar a passagem do planeta Vênus pelo disco solar em 6 de dezembro de 1882 - Estação da Ilha de São Thomás, Antilhas.

A passagem, ou trânsito, de Vênus entre o Sol e a Terra, exatamente diante do disco solar, é um evento muito especial que ocorre em intervalos de 105,5 ou 121,5 anos, aos pares, com um segundo trânsito ocorrendo 8 anos após o primeiro. Nessas raras ocasiões, é possível observar o planeta cruzar o disco solar de leste para oeste, como um pequeno círculo, enegrecido pelo ofuscamento causado pela intensa luz solar.

O evento ocorreu pela última vez em 1882 e gerou grande expectativa no mundo todo, pois tornaria possível determinar a distância da Terra ao Sol — hoje aferida por instrumentos mais modernos em 149.597.890 km. Uma vez obtida essa distância com precisão, seria possível calcular o tamanho do Sistema Solar e a distância de estrelas próximas.

Desse modo, no Brasil, formaram-se duas comissões: uma sob o comando do Capitão-de-Fragata Saldanha da Gama, que acompanharia o fenômeno da região subantártica do Estreito de Magalhães; e a outra, sob o comando do então Capitão-de-Mar-e-Guerra Hoonholtz, Barão de Teffé, seguiria para a Ilha São Tomás, nas Antilhas. Registrados todos os dados num volumoso relatório, as conclusões foram posteriormente conferidas com as obtidas pelos cientistas da Academia de Paris, coincidindo todas.

Repetição do evento em 2004

Passagem de Vênus em 08/06/2004

Em 8 de junho de 2004, novamente ocorreu o trânsito de Vênus pelo disco solar (Fig. ao lado).

Desse modo, os integrantes da Turma Barão de Teffé puderam vivenciar este momento que foi marcante na carreira do nosso Patrono.

Daqui a 8 anos (06/06/2012), será possível observar o fenômeno novamente, mas apenas no hemisfério norte. Depois disso, só daqui a 105 anos (em 2117).

Fontes:

Atualizado em: 10/06/2004