Retorna à página principalRetorna à homepage

54º Aniversário do Colégio Naval

MARINHA DO BRASIL
COLÉGIO NAVAL

ANGRA DOS REIS , RJ.
Em 15 de agosto de 2005.

ORDEM DO DIA N° 2/2005

Assunto: 54º Aniversário do Colégio Naval

Hoje nos encontramos reunidos na Enseada Batista das Neves, berço de diversas gerações de Oficiais da Marinha, para comemorarmos o qüinquagésimo quarto aniversário de criação do nosso Colégio Naval.

Na realidade, a história deste Colégio se remonta ao século XIX, quando do término da Guerra da Tríplice Aliança, a Marinha ressentia-se de jovens com o nível de conhecimento para enfrentar com sucesso o curso da Escola de Marinha. A solução inicial, para atender essa necessidade, foi à criação do Colégio Naval, nas dependências do Arsenal de Marinha, em 20 de outubro de 1876. Esse primeiro Colégio teve uma existência de apenas dez anos, pois em 1886 ocorreu a sua junção com a Escola de Marinha, formando um único estabelecimento de ensino, o qual recebeu a denominação de Escola Naval.

No ano de 1951, também em um cenário de pós-guerra, a Marinha volta a se ressentir de jovens preparados para ingressar na Escola Naval. É então criado o atual Colégio Naval, que teve o privilégio de ser instalado neste belíssimo conjunto de prédios, que emerge da Mata Atlântica e é banhado pelas águas límpidas e tranqüilas da Enseada Almirante Batista das Neves.

Durante esses cinqüenta e quatro anos de existência, o Colégio Naval e Angra dos Reis estreitaram seus laços de convivência. Assim, os eventos do Colégio passaram a fazer parte da vida da Cidade, como também, os eventos de Angra passaram a fazer parte do cotidiano da tripulação e da Família Naval do nosso Colégio.

Ao longo desse período, de mais de meio século de existência, este Colégio, que tem a nobre tarefa de preparar e selecionar jovens para o ingresso na Escola Naval, conquistou o respeito e a admiração, não só dos seus ex-Alunos e Professores, mas de todos que o conhecem, principalmente dos profissionais da área de Ensino. O Colégio Naval sempre foi e continuará sendo um colégio de referência em todo o Brasil. A solidez do conceito firmado por esta Instituição, nós devemos ao trabalho incansável daqueles que nos antecederam na tarefa de ensinar e preparar os futuros Oficiais da Marinha do Brasil. Aos nossos antecessores, expresso os meus cumprimentos e reconhecimento, principalmente aos Professores e Instrutores, que independente de quaisquer dificuldades, souberam implantar e manter a qualidade do ensino praticada no Colégio Naval.

A cada ano, fruto da persistência e dedicação de todos que aqui servem, como também do apoio das Instituições Municipais de Angra, das Empresas que patrocinam nossos eventos e dos nossos amigos, e Amigos da Marinha, este Colégio vem assegurando aos nossos Alunos, a razão de ser desta Organização Militar, uma excelente preparação intelectual, física, psicológica, moral e militar-naval para o ingresso no Curso de graduação da Escola Naval. Todos nós, Oficiais, Professores, Instrutores, Praças e Servidores Civis ficamos orgulhosos quando, ao final de cada ano, mais uma Turma de Formandos deixa a nossa Enseada e segue para Villegagnon.

Nesta oportunidade, não poderia deixar de manifestar a minha satisfação e orgulho, em participar desta cerimônia pela terceira vez. As duas primeiras como Aluno e hoje como Comandante, ciente do dever e da responsabilidade de cuidar do dia a dia e, principalmente, do futuro deste Colégio.

Então, com o pensamento voltado para os anos vindouros, gostaria de ressaltar que o nosso Colégio Naval, devido às restrições financeiras das últimas décadas e ao desgaste natural dos seus prédios, já se ressente de modernizações nas suas instalações prediais, como também de atualizações em seus diversos sistemas informatizados, para que no futuro próximo possa continuar cumprindo a sua nobre missão de Ensinar com eficiência. Neste contexto, gostaria de agradecer as Organizações Militares da Marinha do Brasil, dos diversos Setores, em especial a Diretoria de Ensino, que cientes das nossas dificuldades, vêm nos últimos anos dando uma atenção especial para atender as necessidades do Colégio Naval.

Agradeço ao nosso COMIMSUP, o Exm.º Senhor Vice-Almirante Lucio Franco de Sá Fernandes a honra que nos confere ao presidir esta singela cerimônia.

Prezados Alunos! Ao vê-los garbosamente perfilados nesta cerimônia, mais uma vez exorto-os a continuarem a estudar com persistência na busca de seus ideais.

Ao finalizar, convoco a todos: Oficiais, Professores, Servidores Civis, Suboficiais, Sargentos, Cabos, Soldados e Marinheiros, a continuarem desempenhando com orgulho e profissionalismo as funções que ora exercem, pois a eficiência com que o Colégio Naval cumpre a sua missão, está diretamente relacionada à qualidade com a qual executamos as nossas tarefas diárias, sejam nas salas de aula ou nas diversas incumbências deste Colégio.

Parabéns Colégio Naval pelos seus cinqüenta e quatro anos de existência!


SÉRGIO LUIZ COUTINHO
Capitão-de-Mar-e-Guerra
Comandante

Atualizado em: 22/08/2005